Skip to main content

Qual o sentido da carreira de Médico Veterinário?

 

No post anterior, falei sobre a beleza da carreira veterinária, expondo números preocupantes de que muitos veterinários, com anos de prática na clínica veterinária, já perderam completamente o encanto pela carreira e considerariam ter outra profissão (muitos que conhecemos, de fato, já desistiram).

 

Quais são os verdadeiros motivos da carreira de Medvet?

 

Tudo isso nos leva a pensar nos motivos pelos quais alguém que investiu 5 anos de sua vida (fora os tempos de vestibular) acaba jogando tudo para o outro e escolhendo outra carreira que seja “mais rentável”.
Portanto, uma pergunta é inevitável: você realmente sabe o sentido da sua carreira? Qual é a sua motivação ao acordar para trabalhar às segundas-feiras? Por que você está sendo veterinário hoje (e não por que você “é” veterinário, já que pode ser que você deixe de sê-lo)? Você espera ser premiado na Mega-Sena e nunca mais precisar trabalhar?

 

Você está Apto a ser Médico Veterinário?

 

Antes de enxergar o sentido da carreira, é necessário dar um passo atrás. Como disse anteriormente, antes de você “estar sendo” veterinário, o que você realmente é? Quais são suas verdadeiras aptidões? O que faz sentido para você e não faz para os outros (talvez é algo que você nem se lembre mais)?
O famoso psiquiatra austríaco Viktor Frankl explica em sua teoria que as pessoas que encontram um sentido na vida tem uma força maior para superar as adversidades (ele mesmo sobreviveu a um campo de concentração e ao assassinato de seus entes queridos pelos nazistas).
Essa busca pelo sentido (espero que você já o tenha encontrado) é o princípio básico que te dará a força para lidar com clientes difíceis, dar plantões e ficar longe da família, lidar com as dificuldades financeiras e enfrentar tantas dificuldades no dia-a-dia.
Tire alguns minutos para pensar nisso e tome as atitudes necessárias para que a sua vida se encha de sentido e, com isso, também de alegria!

Leave a Reply