Skip to main content

Como ganhar dinheiro como Médico Veterinário?

 

Você sabe como ganhar dinheiro na carreira de Médico Veterinário? Nas rodas de conversa entre veterinários, uma das reclamações mais comuns é a de ganhar pouco. Falar que você escolheu como profissão ser veterinário e pensar também em ficar rico parece ser uma piada (ou um sinal de que você precisará trapacear alguém).

É fato que a profissão tem uma remuneração média menor do que a medicina humana, mas existem veterinários próximos a mim que alcançaram um excelente padrão de vida somente exercendo nossa profissão. Algumas dessas pessoas moram em condomínios luxuosos, possuem fazendas e viajam para o exterior frequentemente, tudo a partir do trabalho esforçado e honesto como veterinários (se você acha que essas pessoas não existem, sugiro que procure melhor).

Ganhar dinheiro a qualquer custo não deve ser a primeira busca, visto que as pesquisas mostram que se você tiver mais dinheiro não será muito mais feliz. O mais importante aqui é a realização profissional e nos próximos 7 pontos quero destacar formas de você se realizar na profissão e, em troca, ter um bom retorno financeiro.

 

Desenvolva uma mentalidade de sucesso!

Como falei no início, a cada conversa com veterinários que você afirma que não é possível ganhar dinheiro como veterinário, você reforça essa crença. Isso sempre foi algo que eu também acreditava. Mas, felizmente, eu consegui mudar. Dois fatores principais contribuíram para isso. O primeiro foi a leitura do livro “Os segredos da mente milionária” de T. Harv Eker no qual ele reforça a importância de desenvolver uma mente próspera. Neste livro, eu percebi o quanto o sucesso financeiro pode estar ligado à realização profissional e foi isso que me atraiu para mudar minha forma de pensar.

O segundo fator foi conhecer de perto veterinários que eu admiro e que alcançaram um excelente nível profissional e financeiro. Estar ao lado dessas pessoas me motivou por ver que elas cresceram de uma forma honesta e desfrutavam de alguns luxos e tinham o reconhecimento que eu gostaria de ter.

Trabalhar essa mentalidade é fundamental para seu crescimento financeiro. A psicologia usa o termo autoeficácia para falar sobre o quanto você acredita que é capaz de alcançar um resultado. Portanto, se nem você acredita que é possível, como será possível crescer? Nesse ponto do texto você deve ter ficado apenas preocupado, sem saber muito o que fazer para acreditar. Por isso que falei sobre isso primeiro e nos outros pontos abordaremos formas para você desenvolver essa mentalidade.

Faça o que você gosta!

Pesquisas já demonstraram que quando trabalhamos naquilo que gostamos conseguimos ganhar mais dinheiro. Essa afirmação está longe de ser “faça só as cosias legais e deixe as chatas de lado”. Na vida profissional certamente teremos tarefas menos empolgantes para fazer, mas vendo que elas fazem parte de um plano maior, encontraremos a disposição para desempenhá-las.

Fazer “o que você gosta” quer dizer que você desenhou a sua rotina de trabalho de acordo com seus talentos e habilidades. Por exemplo, uma colega veterinária oftalmologista me relatou o que ilustra isso exatamente. Ela disse que gosta tanto de fazer cirurgias nos olhos que encara aquilo como uma arte. Quando ela está operando, parece que o tempo para e ela está completamente imersa naquela atividade.

Infelizmente, a maior parte das pessoas passa a vida sem saber no que é bom e acaba tendo um trabalho “só em troca da grana”. A contradição aí é que o dinheiro não vem. Eu demorei bastante para entender a frase que alguns mentores me falaram: “enquanto você corre atrás do dinheiro, ele corre de você. Faça um trabalho bem feito e o dinheiro virá como consequência”. A psicologia também chama isso de motivação intrínseca, ou seja, você desempenha a atividade por si só e não pelo retorno que ela trará (que seria a motivação extrínseca).

Entenda também, como ter sucesso na carreira de médico veterinário especialista!

 

Conheça pessoas melhores do que você

Quando comecei a estudar empreendedorismo me deparei com a conhecida frase “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”. Isso me impactou muito e, a partir disso, passei a selecionar melhor minhas companhias. Vamos supor que as pessoas com quem você mais convive são todas “quebradas”. O papo comum é não ter pago a fatura do cartão e pensar que tirar férias é um luxo para poucos. Como você acha que isso te influenciará?

Depois que identifiquei isso, passei a estar mais perto de pessoas que estavam “um degrau acima”. Escolhi conviver com aqueles que já tinham as conquistas que eu almejava. E, advinha o que aconteceu? Eles me puxaram para cima! O melhor de tudo é que essa minha mudança foi proposital e estratégica e você pode fazer o mesmo. Pessoas que ficam só reclamando, eu diminuí o convívio, pois estas não estavam me ajudando em nada.

 

Trabalhe a sua habilidade de comunicação

A dura verdade do mercado é que nem sempre o melhor profissional no aspecto técnico é aquele que é mais bem pago. Para conquistar um bom salário como Médico Veterinário, você precisa trabalhar a sua habilidade de ser um bom vendedor. Sim, somos todos vendedores e precisamos aprender a transmitir de forma clara nossas ideias. Veja mais sobre isso nesse vídeo que eu gravei: Veterinário quem não aprende a vender não sobrevive!

Deixo também outras referências para você entender mais como pode aprimorar suas habilidades de vendas. Veja esse artigo Por quê o Médico Veterinário não sabe vender, e também conheça o nosso Workshop de Atendimento ao Cliente e Vendas.

 

Seja um bom gestor

Existem formas adequadas de se lidar com dinheiro para que consigamos enriquecer e isso é algo a ser aprendido da mesma forma que você aprendeu como fazer uma sutura ou o funcionamento do sistema renina-angiotensina-aldosterona. Uma das leituras que eu fiz e que me ajudou a desenvolver essa “inteligência financeira” foi o livro clássico “Pai rico, pai pobre” de Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter. É uma leitura que também recomendo para você aprender as principais falhas que limitam as pessoas a ganhar dinheiro.

Para termos dinheiro, precisamos aprender a trabalhar com algumas coisas “chatas” como tipos de investimentos, taxas de juros, corretoras, tesouro direto, etc. Sinceramente, não são tópicos que me empolgam e é algo que eu, pessoalmente, não gosto. Mas sei que são fundamentais para a minha prosperidade, por isso procuro aprender um pouco mais sobre e também contar com pessoas de confiança que sabem mais para me ajudar.

Gostou deste conteúdo? Veja também 10 dicas de marketing para clínicas veterinárias.

QUER SE DESENVOLVER EM GESTÃO PELO PREÇO MENOR QUE UMA CONSULTA POR MÊS?
CONHEÇA NOSSO CLUB!

Leave a Reply