Como ganhar dinheiro como Médico Veterinário?
Você sabe como ganhar dinheiro na carreira de Médico Veterinário? Nas rodas de conversa entre veterinários, uma das reclamações mais comuns é a de ganhar pouco. Falar que você escolheu como profissão ser veterinário e pensar também em ficar rico parece ser uma piada (ou um sinal de que você precisará trapacear alguém).
É fato que a profissão tem uma remuneração média menor do que a medicina humana, mas existem veterinários próximos a mim que alcançaram um excelente padrão de vida somente exercendo nossa profissão. Algumas dessas pessoas moram em condomínios luxuosos, possuem fazendas e viajam para o exterior frequentemente, tudo a partir do trabalho esforçado e honesto como veterinários (se você acha que essas pessoas não existem, sugiro que procure melhor).
Ganhar dinheiro a qualquer custo não deve ser a primeira busca, visto que as pesquisas mostram que se você tiver mais dinheiro não será muito mais feliz. O mais importante aqui é a realização profissional e nos próximos 7 pontos quero destacar formas de você se realizar na profissão e, em troca, ter um bom retorno financeiro.
Desenvolva uma mentalidade de sucesso!
Como falei no início, a cada conversa com veterinários que você afirma que não é possível ganhar dinheiro como veterinário, você reforça essa crença. Isso sempre foi algo que eu também acreditava. Mas, felizmente, eu consegui mudar. Dois fatores principais contribuíram para isso. O primeiro foi a leitura do livro “Os segredos da mente milionária” de T. Harv Eker no qual ele reforça a importância de desenvolver uma mente próspera. Neste livro, eu percebi o quanto o sucesso financeiro pode estar ligado à realização profissional e foi isso que me atraiu para mudar minha forma de pensar.
O segundo fator foi conhecer de perto veterinários que eu admiro e que alcançaram um excelente nível profissional e financeiro. Estar ao lado dessas pessoas me motivou por ver que elas cresceram de uma forma honesta e desfrutavam de alguns luxos e tinham o reconhecimento que eu gostaria de ter.
Trabalhar essa mentalidade é fundamental para seu crescimento financeiro. A psicologia usa o termo autoeficácia para falar sobre o quanto você acredita que é capaz de alcançar um resultado. Portanto, se nem você acredita que é possível, como será possível crescer? Nesse ponto do texto você deve ter ficado apenas preocupado, sem saber muito o que fazer para acreditar. Por isso que falei sobre isso primeiro e nos outros pontos abordaremos formas para você desenvolver essa mentalidade.
Faça o que você gosta!
Pesquisas já demonstraram que quando trabalhamos naquilo que gostamos conseguimos ganhar mais dinheiro. Essa afirmação está longe de ser “faça só as cosias legais e deixe as chatas de lado”. Na vida profissional certamente teremos tarefas menos empolgantes para fazer, mas vendo que elas fazem parte de um plano maior, encontraremos a disposição para desempenhá-las.
Fazer “o que você gosta” quer dizer que você desenhou a sua rotina de trabalho de acordo com seus talentos e habilidades. Por exemplo, uma colega veterinária oftalmologista me relatou o que ilustra isso exatamente. Ela disse que gosta tanto de fazer cirurgias nos olhos que encara aquilo como uma arte. Quando ela está operando, parece que o tempo para e ela está completamente imersa naquela atividade.
Infelizmente, a maior parte das pessoas passa a vida sem saber no que é bom e acaba tendo um trabalho “só em troca da grana”. A contradição aí é que o dinheiro não vem. Eu demorei bastante para entender a frase que alguns mentores me falaram: “enquanto você corre atrás do dinheiro, ele corre de você. Faça um trabalho bem feito e o dinheiro virá como consequência”. A psicologia também chama isso de motivação intrínseca, ou seja, você desempenha a atividade por si só e não pelo retorno que ela trará (que seria a motivação extrínseca).
Entenda também, como ter sucesso na carreira de médico veterinário especialista!
Conheça pessoas melhores do que você
Quando comecei a estudar empreendedorismo me deparei com a conhecida frase “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”. Isso me impactou muito e, a partir disso, passei a selecionar melhor minhas companhias. Vamos supor que as pessoas com quem você mais convive são todas “quebradas”. O papo comum é não ter pago a fatura do cartão e pensar que tirar férias é um luxo para poucos. Como você acha que isso te influenciará?
Depois que identifiquei isso, passei a estar mais perto de pessoas que estavam “um degrau acima”. Escolhi conviver com aqueles que já tinham as conquistas que eu almejava. E, advinha o que aconteceu? Eles me puxaram para cima! O melhor de tudo é que essa minha mudança foi proposital e estratégica e você pode fazer o mesmo. Pessoas que ficam só reclamando, eu diminuí o convívio, pois estas não estavam me ajudando em nada.
Trabalhe a sua habilidade de comunicação
A dura verdade do mercado é que nem sempre o melhor profissional no aspecto técnico é aquele que é mais bem pago. Para conquistar um bom salário como Médico Veterinário, você precisa trabalhar a sua habilidade de ser um bom vendedor. Sim, somos todos vendedores e precisamos aprender a transmitir de forma clara nossas ideias. Veja mais sobre isso nesse vídeo que eu gravei: Veterinário quem não aprende a vender não sobrevive!
Deixo também outras referências para você entender mais como pode aprimorar suas habilidades de vendas. Veja esse artigo Por quê o Médico Veterinário não sabe vender, e também conheça o nosso Workshop de Atendimento ao Cliente e Vendas.
Seja um bom gestor
Existem formas adequadas de se lidar com dinheiro para que consigamos enriquecer e isso é algo a ser aprendido da mesma forma que você aprendeu como fazer uma sutura ou o funcionamento do sistema renina-angiotensina-aldosterona. Uma das leituras que eu fiz e que me ajudou a desenvolver essa “inteligência financeira” foi o livro clássico “Pai rico, pai pobre” de Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter. É uma leitura que também recomendo para você aprender as principais falhas que limitam as pessoas a ganhar dinheiro.
Para termos dinheiro, precisamos aprender a trabalhar com algumas coisas “chatas” como tipos de investimentos, taxas de juros, corretoras, tesouro direto, etc. Sinceramente, não são tópicos que me empolgam e é algo que eu, pessoalmente, não gosto. Mas sei que são fundamentais para a minha prosperidade, por isso procuro aprender um pouco mais sobre e também contar com pessoas de confiança que sabem mais para me ajudar.
Gostou deste conteúdo? Veja também 10 dicas de marketing para clínicas veterinárias.