Skip to main content

Até você morrer, o que você vai fazer?

 

Lembro que quando morávamos em Jaboticabal fazíamos um trabalho visitando idosos em um asilo. O amigo que iniciou esse projeto e me incentivou a participar falava “mais importante que doarmos dinheiro, é doarmos nosso tempo para eles”.

E chegando lá a situação era bem essa. Por mais que fazíamos arrecadações e levávamos alguns produtos de higiene e alimentos que eles precisavam, a doação mais importante lá era de “atenção”. Era triste ver que muitos estavam sem perspectiva nenhuma para a vida, só esperando o dia da morte, sem saber se seria dali a 1 dia, 1 semana, 1 mês ou 1 ano.

Conversávamos com eles, levando algumas palavras de esperança e conforto. Algumas vezes fizemos “festinhas”, cantamos, dançamos, levamos bolo, realizamos missas, mas alguns não se animavam. A falta de sentido para a vida, o abandono pela família e a iminência da morte os levava a um estado de pessimismo constante.

E o que isso tem a ver com nossa realidade? Infelizmente muitas pessoas, até mesmo os mais jovens, encontram-se nesse estado de pessimismo. Não vêem uma boa perspectiva para o futuro e é como se estivessem só esperando a morte, mas em vez de ela chegar em 1 ano, talvez só chegue em 40 ou 50. Mas a dor da espera será a mesma.

O filósofo Mário Sergio Cortella enfatiza a seu público em algumas palestras: “tenho uma notícia: vocês irão morrer”. Sim, um dia todos iremos, mas a pergunta é: o que faremos até que esse dia chegue? Esse mesmo filósofo gosta de citar uma frase: “a vida é muito curta para ser pequena”. Cada ato pessimista, cada desânimo e falta de esperança faz com que a nossa curta vida seja pequena, sem muito sentido.

Empreender é ter essa coragem. De não se conformar como se é hoje. De buscar algo melhor. De seguir acreditando. Enquanto houver vida haverá esperança. Se um só dia valer a pena, toda a vida terá valido.

Para terminar deixo uma frase simples que tem me impactado muito: “a caminhada é mais importante do que a chegada”. Tenho aprendido a valorizar cada dia e não colocar muitas condições para ser feliz e fazer acontecer.

Leave a Reply