Skip to main content

As clínicas veterinárias são imunes a crises?

or Dr. Leandro Zaine, CRMV-SP 21.418, fundador da Vet Up

 

Recentemente fizemos uma pesquisa em nosso Instagram perguntando se a nossa audiência acredita que “as clínicas veterinárias eram imunes a crises”.  E a resposta foi não!

 

O fato é que o nosso setor ainda é rico em oportunidades! Por mais que a maior parte de nossa audiência acredite que não estamos totalmente protegidos das oscilações econômicas, vemos o grande potencial do mercado pet.

Passados alguns meses de crise de coronavírus, percebemos que algumas empresas que são clientes nossas de consultoria não sentiram a crise (até baterem recorde de vendas!).

 

O POTENCIAL DO NEGÓCIO PET

O veterinário tende a reclamar do setor e a maioria desencoraja parentes/amigos a serem veterinários. No entanto, várias pessoas de outras áreas enxergam o nosso setor como tendo grande potencial de lucratividade. Ou seja “quem está fora quer entrar” e “quem está dentro quer sair”.

Os números de crescimento contínuo do setor confirmam essa percepção. Mesmo em tempos de recessão, quando a economia cai de forma geral, continuamos tendo crescimento. Isso, certamente é atrativo e animador para os empresários dessa área.

 

POR QUE EU NÃO TENHO O LUCRO DESEJADO? 

A clínica veterinária deve gerar (no mínimo) de 15 a 20% de lucro, podendo essa margem variar um pouco conforme o perfil do negócio. Ou seja, se você vende R$50.000,00, espera-se que sobre por volta de R$10.000,00 todos os meses.

Muitos de nós acabam não chegando nesse resultado e muito se deve à gestão da empresa. O veterinário aprende bem a “ser veterinário”, mas a gestão da empresa é deixada de lado. Aliás, esse problema é comum a pequenas empresas de diversos setores, como o próprio SEBRAE aponta.

A principal mudança que deve acontecer é o veterinário passar a se enxergar como verdadeiramente um “dono de negócio”. Para tal, ele precisará desenvolver uma série de competências administrativas – estudar finanças, marketing, gestão de pessoas, vendas etc. São conhecimentos fundamentais para se ter um negócio sólido!

Isso tudo trará um retorno muito rápido e praticamente certo ao negócio! Repito o que falei antes: nossos negócios podem ser muito lucrativos e até imunes a crises. Mas, para isso, eles precisam de um bom gestor à frente.

Você está pronto para ser essa pessoa?

 

PRECISA DE AJUDA PARA ORGANIZAR SUA EMPRESA?

Conte conosco! No serviço de consultoria administrativa para clínicas veterinárias, implantaremos todos os indicadores de controle, treinaremos sua equipe e colocaremos em prática muitas ações para aumentar seu lucro. Fale conosco pelo 16-98244-6903 ou acesse nossa página de consultorias.

 

Quem viu também gostou:

AULA – Como reduzir os impostos da clínica veterinária?

AULA – Gestão de equipe veterinária

Leave a Reply