Skip to main content

Como diminuir suas chances de sucesso

 

O título desse artigo pode parecer absurdo, mas tenho certeza que cada um de nós faz várias coisas para se sabotar. Para ilustrar isso eu conto uma história.

Nesse final de semana, no meu curso de especialização, tivemos excelentes aulas. Na aula de antioxidantes o tema abordado foi envelhecimento e nos foi apresentado sobre o Dr. Denham Harman. Esse grande pesquisador é considerado o pai da teoria dos radicais livres e envelhecimento. Em uma entrevista ele afirma à repórter: “Não podemos prolongar a vida, mas se você trabalhar para isto, pode vivê-la 100%”. Ou seja, hábitos ruins de alimentação, atividade física e o ambiente que a pessoa vive pode fazer com que ela não viva tudo que deveria.

E isso me leva a refletir se outros “hábitos prejudiciais” nossos também nos levam a não atingirmos nosso potencial. Imagine que sua vida é como um carro. No começo dela você está com o tanque cheio e sabe que pode chegar longe. Você se sente confiante e livre!

Mas com o passar do tempo, você vai abastecendo só o suficiente para tirar seu tanque da reserva, não se preocupa com a manutenção do motor e nem com cuidar dos pneus. Então seu carro já não tem mais muita autonomia, você não vai mais muito longe de onde se sente seguro, por medo de “ficar na estrada”.

Agora vendo essas duas comparações, quero te perguntar: como seria sua vida vivendo os 100% do seu potencial? E o que você faria com seu tanque cheio de novo, com os pneus bem calibrados e o motor restaurado? Possivelmente isso te dá uma sensação de liberdade. E é aí que eu te dou uma notícia boa: tudo isso depende apenas de você!

Uma forma de não realizarmos nosso 100% é nos colocarmos como vítimas, achando que nossa vida é muito difícil e nada dá certo para nós. Então repito: depende de você! Liberte-se do que está te prendendo, conquiste a sua autonomia e verá o quanto isso valeu a pena. Fácil não é, mas é possível. Depende da nossa decisão.

 

E aí, vamos viver 100%?

Como sempre, fico no aguardo das suas curtidas e comentários! Mantenho meu compromisso de seguir publicando diariamente!

Leave a Reply