Skip to main content

Ter mais resultados em menos tempo é um dos maiores sonhos de qualquer empreendedor.

 

E uma das maneiras mais eficazes de conseguir isso é com o auxílio de um sistema de gestão veterinária.

 

Não é novidade que a maioria das clínicas veterinárias e pet shops já utilizam a tecnologia como sua aliada. Isso porque um sistema de gestão veterinária totalmente integrado envolve todos os aspetos de um negócio, unindo o lado clínico e comercial.

Ou seja, a empresa começa a operar em sua máxima potência e é possível investir mais tempo em decisões estratégicas.

Então, se o seu negócio veterinário ainda não utiliza um software de gerenciamento, está na hora de mudar essa situação. Para comprovar, reunimos os 5 pontos essenciais onde um sistema de gestão veterinária pode ajudar a ter melhores resultados e ajudar na produtividade. Confira!

 

1. Gestão dos clientes

 

Os clientes são a peça-chave para qualquer negócio prosperar. Por isso, fazer a gestão dos clientes é uma maneira essencial para melhorar seus resultados.

Atualmente, os sistemas veterinários mais completos do mercado, já disponibilizam os melhores recursos para fazer o gerenciamento dos seus clientes. Com ele, é possível realizar o cadastro de pets e tutores e armazenar os prontuários dos pacientes.

Além disso, a ferramenta registra todo o histórico do animal, ou seja, a datas de vacinação, internações, exames e demais atividades realizadas.

Quando tudo isso é armazenado eletronicamente, você não corre o risco de perder os registros dos pets e ainda tem as informações sobre os clientes sempre à mão.

 

2. Controle financeiro

 

Sabemos que a questão financeira é um dos maiores desafios para os veterinários. Ao mesmo tempo que as finanças são essenciais para o negócio, ter que lidar com os números não é para qualquer pessoa.

Por isso, as ferramentas para controle financeiro são indispensáveis para quem quer otimizar os resultados. Um sistema de gestão veterinária completo também disponibiliza várias funções para que você tenha um panorama geral das suas finanças empresariais, indicando as fontes de receitas, contas a pagar, índice de inadimplência, entre outros dados.

 

3. Controle de estoque

 

O desperdício de materiais é um dos grandes erros que afastam os negócios veterinários do sucesso. Afinal, produtos vencidos e/ou parados no estoque por muito tempo, por exemplo, também significam desperdício de dinheiro!

Por isso, manter o estoque veterinário organizado é uma das melhores maneiras de ter bons resultados em menos tempo. A inteligência de um sistema de gestão veterinária é bem útil para ajudar a controlar o estoque, repondo as mercadorias no momento certo e na quantidade ideal.

Nesse sentido, uma das funcionalidades de um sistema de gestão veterinária, como o BensVET, é o histórico de movimentação de produtos. Funciona assim: o sistema registra os itens vendidos, possibilitando identificar aqueles que têm maior ou menor procura em determinado período. Assim você pode, por exemplo, traçar ações estratégicas para gerar mais vendas dos produtos que estão parados.

 

4. Otimização dos processos

 

Você já parou para pensar em quanto tempo perde porque não possui um fluxo de trabalho bem definido? Provavelmente bastante. Afinal de contas, os processos e atividades de uma clínica veterinária estão cada vez mais complexos.

É aqui que entra um dos maiores benefícios de utilizar um software de gestão veterinária: a otimização dos processos e atividades.

Quando todas as informações estão disponibilizadas em um ambiente eletrônico, tudo pode ser resolvido em um mesmo programa. Ou seja, fica muito mais prático e rápido.

Imagine que você precisa agendar uma consulta, mas antes quer conferir o histórico do pet. Em vez de consultar prontuários impressos, basta acessar o software e checar as informações rapidamente.

O mesmo é válido para a maioria dos processos envolvidos na prática veterinária, desde a parte clínica, até a comercial e administrativa.

 

5. Relatórios precisos

 

Uma empresa focada em melhorar seus resultados precisa acompanhar seu desempenho ao longo do tempo. A melhor forma de fazer isso é a partir de relatórios que demonstram a situação da empresa em diversos aspectos e permitem a tomada de decisões estratégicas.

Os negócios veterinários que utilizam um sistema de gestão veterinário completo têm acesso a gráficos que demonstram os principais dados armazenados no sistema. Assim, é possível analisar os dados dos animais, identificar o perfil dos clientes e avaliar os resultados dos profissionais, por exemplo.

Percebeu como a automação e informatização de algumas atividades rotineiras pode gerar grandes benefícios ao seu negócio? Então, não deixe de aproveitar todas essas vantagens que você pode ganhar com uma ferramenta de gestão veterinária.

Aproveite e conheça gratuitamente o BensVET – um sistema de gestão veterinária completo que irá te ajudar nos 5 aspectos mencionados nesse artigo!

 

Escrito pela Equipe BensVET – Software de Gestão Veterinária utilizado por mais de 3.800 profissionais em todo o Brasil. www.bensvet.com.br

Leave a Reply