Skip to main content

Como economizar tempo!

 

Atualmente, quando encontramos alguém e perguntamos como ele está, sempre ouvimos: “na correria”. E está faltando tempo! Falta tempo para melhorarmos nossa dieta, fazermos atividade física, nos dedicarmos a um hobby e estar com as pessoas que gostamos. E uma coisa simples pode te levar a fazer as coisas mais rápido.

Nos orgulhamos de estar fazendo várias coisas ao mesmo tempo, mas isso é uma grande causa de desperdício de tempo. As pesquisas comprovam que pouquíssimas pessoas conseguem fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo (multitarefa). Quem diz que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, na verdade alterna o foco entre uma atividade e outra. E qual a consequência disso? Você demora 30% a mais de tempo para fazer a mesma atividade!

O modo multitarefa é cada vez mais comum na sociedade moderna, onde estamos super conectados. Mas isso leva a um grande desperdício de tempo. Talvez o tempo que falta para fazer coisas que nos fazem bem e não há espaço na nossa agenda.

Uma dica simples: focar em uma coisa de cada vez! Está estudando? Vá para um ambiente quieto e coloque seu celular no silencioso. Está em uma reunião? Se desconecte do resto do mundo e esteja já por inteiro para que a reunião seja mais produtiva! Eu sei que pode parecer banal e muitos vão achar que eu estou falando besteira, mas só experimenta os benefícios que põe em prática.

Dou um exemplo meu, semana retrasada eu tive que montar uma aula para o meu curso de especialização e adotei essa nova forma de trabalho (afinal eu sempre fui distraído e fazia várias coisas ao mesmo tempo). Resolvi tentar diferente. Delimitei alguns blocos de trabalho e nesses momentos eu estava 100% dedicado a essa atividade. Pude notar a grande diferença, nos períodos que estive totalmente focado produzi muito e bem mais rápido que eu produzia anteriormente!

Quer resultados diferentes? Faça diferente!

Abraços e uma ótima semana!

(Suas curtidas e comentários me ajudam a saber se estou na direção certa, por favor me dê o presente do seu feedback!)

Leave a Reply