Skip to main content

Marketing digital funciona para clínicas veterinárias?

 

Em  conversa com nossos colegas veterinários e clientes de consultoria, temos questionado a eficiência das redes sociais em atrair clientes para clínicas veterinárias.

É comum, em boa parte das postagens, que a maioria das curtidas sejam de colegas veterinários. Dessa forma a mensagem acaba não sendo efetiva por acabar não atingindo quem nós realmente gostaríamos de atingir (exceto se o seu foco for receber encaminhamento de outros colegas).

O problema é que a maioria de nós não possui tempo hábil, conhecimento necessário e dinheiro necessário para investir em alguém que realmente saiba fazer o bom marketing digital. Sendo assim, para a média das clinicas veterinárias do brasil, talvez seja melhor pensar em outras estratégias.

Outra análise baseada nos nossos estudos de mercado é que: alguns dos veterinários que têm mais sucesso são aqueles que atendem seus clientes com excelência e, por isso, possui uma agenda lotada com consultas e cirurgias. A consequência disso é que eles ficam sem tempo para postar nas redes pois estão incrivelmente ocupados atendendo clientes e fazendo dinheiro.

De forma alguma estamos afirmando que os profissionais que investem em divulgação nas redes sociais são aqueles que não têm sucesso. o que queremos dizer é que se você precisa escolher a forma mais adequada de marketing ao seu negócio, optar pelo off-line pode ser vantajoso. Afinal, as redes sociais podem trazer consigo problemas como: comunicação ineficiente, procrastinação, perda de produtividade, entre outros.

Uma colega nossa, veterinária e empresária, relatou que: “eu passo meu horário de almoço monitorando comentários nos posts”

Para atender bem e gerar a melhor forma de marketing, que muitos concordam que é o boca-a-boca, o veterinário precisa estar descansado. há incontáveis pesquisas que apontam que perde-se produtividade quando não adotamos pausas ao longo do dia de trabalho. Portanto, trabalhar e comer pode trazer muito menos benefícios do que prejuízos.

Ferramentas como links patrocinados no google, whatsapp e email marketing também podem funcionar bem, apesar de haver algumas controvérsias a cerca disto, mas isso fica como tema para uma próxima conversa.

Em suma, poste menos e não se prenda tanto aos “likes” e às estatísticas de avaliação. dedique-se a a aprimorar suas habilidades na comunicação, treine sua equipe para melhor atender aos clientes e planeje suas ações off-line pensando nos clientes que já possuí.

Na sua rotina incrivelmente ocupada, provavelmente essa será a melhor escolha!

Leave a Reply