Inovação na clínica veterinária: mito ou realidade?
Por Dr. Leandro Zaine, CRMV-SP 21.418, fundador da Vet Up
O MITO DA INOVAÇÃO
“Você precisa inovar!” Essa frase virou um mantra dos gurus da auto-ajuda dos negócios. Todos acabam falando sobre isso, mas há muita confusão nesses termos. Eu mesmo já caí nesse “oba-oba” de inovar por inovar. A verdade é que: negócios nada inovadores podem dar certo, negócios muito inovadores podem dar errado. Nesse breve artigo, falarei mais sobre inovação e sobre como ela pode ajudar na melhoria da sua clínica veterinária.
A LIÇÃO DAS STARTUPS
Muitos que eu conheci naquela época não foram para a frente com suas ideias. A maioria entrou na estatística cruel das startups: mais de 90% delas fracassam. Vários “brincaram” de ter negócios, mas nunca trabalharam seriamente neles.
Você pode me perguntar então: “valeu a pena tudo isso?”. Eu lhe respondo sem hesitar: com certeza! O mundo das startups também tem muita coisa boa a aprender. Duas delas me impactam profundamente hoje na forma de conduzir meus negócios e atender aos clientes de consultoria: melhoria contínua e desenvolvimento de clientes.
MELHORIA CONTÍNUA
Por trás de tudo isso está um pensamento muito importante: construir algo, medir o resultado e avaliar possibilidade de melhoria. Esse processo, sendo feito constantemente, vai fazendo com que a empresa se torne cada vez melhor.
DESENVOLVIMENTO DE CLIENTES
O segundo aprendizado é que de nada adianta inovar se não for para criar algo que faça a diferença para um cliente. É algo que envolve uma extrema empatia. As pessoas têm problemas aos montes e a empresa que vender soluções para esses problemas terá um grande mercado pela frente.
Os autores que falam sobre startups sempre reforçam: não crie um produto muito sofisticado e depois lance no mercado e peça para as pessoas comprarem. Faça o contrário: veja o que as pessoas precisam e crie um produto para resolver essa necessidade.
“O QUE MINHA CLÍNICA VETERINÁRIA TEM A VER COM ESSA HISTÓRIA?”
Toda inovação deve ser focada em trazer uma melhor experiência ao cliente, seja a sua clínica recém-inaugurada ou com 30 anos de mercado. A falta de inovação é evidenciada quando o cliente percebe que está sendo deixado de lado, quando ele vê que aquele negócio está “largado” e que a empresa não se importa em agradá-lo. É exatamente isso que condena uma empresa à falência.
Além disso, toda melhoria implantada deve ser medida para se avaliar seu impacto. Ela resultou em mais vendas? Aumentou o lucro? Diminuíram as reclamações? O índice de satisfação de clientes (NPS) melhorou? Aliás, você mede tudo isso? Se não mede está na hora de começar, senão nunca poderá saber se realmente as suas iniciativas de inovação estão tendo resultado.
CONCLUSÃO
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