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10 dicas de marketing para clínica veterinária

 

Quando comecei a viver só dos meus atendimentos, percebi que precisava aprender ferramentas de marketing para médicos veterinários, para conseguir atrair mais clientes. Na época, fiz uma busca de marketing veterinário na internet e achei várias informações meio confusas e fiquei sem saber como aplicar isso para crescer meu negócio.

Então, passei a buscar outras fontes, fora da veterinária. Depois de ter feito meu MBA, trabalhado com várias agências de marketing, estudado muito conteúdo na internet e aplicado várias coisas no meu negócio (muitas deram errado), quero trazer meus principais aprendizados para te ajudar a divulgar melhor sua clínica veterinária, de uma forma ética e eficiente e por isso listei essas 10 dicas de marketing para clínica veterinária.

 

Estratégias de Marketing Veterinário

Em várias pesquisas que fizemos em nossos cursos, incluímos a seguinte pergunta: “com relação ao número de atendimentos que você faz hoje, você gostaria de diminuir, manter ou aumentar?”. A maioria esmagadora das respostas é de que gostariam que o número de clientes crescesse, no entanto, isso ainda é muito vago para se definir uma campanha de marketing.

É preciso especificar mais, pois isso pode mudar toda a dinâmica da estratégia de promoções da sua clínica veterinária, ou dos serviços que você irá realizar. Então, pense o que você quer alcançar e estabeleça estas métricas. Por exemplo, “gostaria de aumentar 50% o número de cirurgias de castração”; ou, “pretendo aumentar em 80% o faturamento com vacinas”. Lembre-se que essa meta precisa ser alcançável (para saber mais como construir metas realizáveis, conheça nossa consultoria de Gestão Financeira e de Negócios para Clínicas Veterinárias.

 

Ideias para a Clínica Veterinária

Uma vez determinado o objetivo, agora é fundamental saber com quem você quer falar. Uma propaganda “genérica” tem bem menos chances de funcionar. Ao selecionar o público alvo para o seu negócio, você terá a capacidade de individualizar a mensagem, pensando: “será que essa forma que estou escrevendo é como meu público entende?”.

Isso já começa da escolha de um nome para clínica veterinária. Se você escolhe um nome sofisticado em francês para sua clínica, por exemplo, mas ela está instalada em um bairro mais carente, certamente não será uma boa escolha. Seus clientes terão dificuldade em pronunciar e escrever o nome da sua clínica, além de achar que algo sofisticado possa não ser para eles.

Ao se fazer o match ideal entre tipo de cliente e mensagem, a sua comunicação se tornará muito mais poderosa!

 

Propaganda para Clínica Veterinária

Seu material de divulgação precisa ser esteticamente “bonito”. Ou seja, ao olhar suas postagens, folders, cartazes, cartões de visita, as pessoas precisam ter uma impressão de profissionalismo e, também, que aquilo mantem um padrão. Para isso, é fundamental que você consiga manter uma uniformidade de cores e fontes no material de divulgação, com objetivo de chegar ao ponto de o cliente bater o olho e pensar “esse material é da Clínica Veterinária X”, mesmo sem ver sua logo, isso se chama identidade visual.

Para manter o profissionalismo, cuidado com criações “amadoras” como artes feitas no PowerPoint ou Canva que, quando vemos, percebemos na hora o aspecto pouco profissional, esse tipo de trabalho deve ser feito por um Design em ferramentas como photoshop, illustrator, Corel draw e entre outros.

 

Como divulgar uma clínica veterinária

Nem sempre é válida a regra de “quanto mais eu invisto, maior é meu retorno”. Conforme falado no ponto 2 e que abordaremos no ponto X, uma campanha bem focada e planejada é mais eficiente. No entanto, um investimento muito baixo pode ter um retorno muito discreto.

Retome o ponto 1 e pense no objetivo da campanha, com isso, reflita se o dinheiro que você está pretendendo investir pode ser suficiente para alcançar aquela meta. Inverta a lógica de “nunca sobra dinheiro para investir em marketing” e passe a pensar “vou investir em marketing para ter retorno e aí sobrar dinheiro”.

 

Meça o retorno e gere resultados!

É bem provável que as suas primeiras campanhas não sejam tão boas. E tudo bem! Sempre há como aprimorar. Mas, para poder melhorar, você precisa medir o resultado dela. E, nesse ponto, muito de nós falhamos. Sabe aquela pergunta “chata” que vemos no sistema, “de onde veio o cliente” que acabamos não respondendo adequadamente? Pois é, nesse momento ela faz muita falta.

É fundamental que você pergunte aos clientes como eles ficarão sabendo da sua clínica e você registre esses dados. A partir disso, cruze os dados com as suas metas e você verá se a sua campanha funcionou ou não e o que você pode otimizar na próxima, isso se chama Teste AB.

 

Contrate alguém

A rotina de um veterinário é bem cheia e desafiadora, pode ser que no meio da sua correria não caiba desempenhar mais um papel na área de marketing, pois pode ocorrer que assim você não faça nada bem feito (se você precisa aprender a ser mais focado, dá uma olhada nesse vídeo que eu gravei: Como manter o foco?.

Por isso, pode chegar o momento, que você é quem sufoca o crescimento da sua empresa e ter uma agência ou profissional responsável pelo seu marketing pode ajudar.  Mas, pela minha experiência própria, é bastante difícil encontrar profissionais que vão te oferecer o serviço que você precisa, dentro do preço que você pode pagar.

A minha dica é que você converse com outros colegas que já tem agências trabalhando para eles e veja a qualidade do serviço e o quanto eles estão satisfeitos. Outro ponto é que você não pode delegar e esquecer. É importante que paralelamente você também estude marketing para saber supervisionar o trabalho da agência.

 

Faça diferente ou melhor faça a diferença!

Nós veterinários temos uma dificuldade muito grande em pensar de forma diferente, muito se deve ao fato de termos uma rotina muito igual dentro de nossas clínicas. No entanto, campanhas de marketing muito “convencionais” não chamam a atenção de ninguém. Você pode reparar as propagandas na TV, é uma guerra para prender sua atenção, por isso o pessoal de marketing precisa ser bem criativo para fazer algo menos usual.

A sua campanha deve seguir a mesma linha, pensando: “o que posso fazer para capturar a atenção do meu cliente?”. Com isso, você criará materiais mais interessantes e as pessoas buscarão seu serviço. E se você está com dificuldade de como fazer isso de uma lida nesse artigo pra ajudar a conquistar novos clientes com marketing!

 

Cuidado com o Código de Ética

A nossa profissão é regulamentada na área de propaganda com o objetivo de não se usar o marketing de uma forma muito “apelativa” e, de alguma forma, enganar os clientes. Para isso, temos algumas restrições na nossa divulgação. Algumas práticas comuns no comércio, para nós não são permitidas e precisamos tomar cuidado com isso para não cometer nenhuma infração ética e sermos penalizados por isso.

Para saber mais sobre o tema, o CRMV-PR elaborou um Manual de Publicidade. Para ter acesso ao conteúdo, veja o link: Manual da Publicidade para médicos veterinários!

 

Faça campanhas internas

Não pense só em marketing veterinário para atrair novos clientes! É muito mais barato vender para seus clientes atuais. E, é bem provável, que eles não saibam que você presta alguns serviços que ele poderia ter interesse. Por isso, a sua recepção pode ser esse canal de comunicação.

Por exemplo, você pode elaborar cartazes da importância da prevenção da saúde bucal e conscientizar que o procedimento de profilaxia dentária faz diferença na saúde do animal como um todo. O cliente pode não estar atento a isso e ao ser impactado pela sua comunicação, pode contratar o serviço.

 

Comece aos poucos

Bom, foram muitas dicas nos pontos anteriores. Não espere implantar tudo de uma vez! Um bom plano de marketing para médicos e clínicas veterinárias, requer planejamento e uma implantação gradual. Comece com campanhas pequenas, que você consiga medir os resultados, e depois vá expandindo até conseguir números mais relevantes.

Para saber como implantar mudanças, vale a pena você assistir esse Webinar que fiz falando sobre um planejamento de ano novo efetivo.

 

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