Skip to main content

Vale a pena esperar!

 

Procurar recompensas de curto prazo muitas vezes é o que atrapalha as nossas grandes conquistas.

 

Antes de tudo, assista a esse vídeo! https://www.youtube.com/watch?v=2cjTtJhq2Pw

 

Bom, a reflexão dessa segunda-feira é sobre resultados a longo prazo.

 

O vídeo mostra claramente que algumas crianças não conseguiram resistir ao impulso de comer um doce que estava bem na sua frente. Já outras foram mais pacientes, pois sabiam que uma recompensa maior estava por vir.

Na pesquisa original com a crianças, viram que após muitos anos do estudo, o grupo que conseguiu resistir aos impulsos e atrasar a recompensa foi mais bem sucedido na vida.

 

Cada vez mais somos imediatistas e procuramos recompensas de curto prazo, um grande exemplo disso são as redes sociais e celulares.

A cada vez que recebemos uma notificação de uma nova mensagem, curtida, comentário ou e-mail, nosso cérebro recebe um pequeno estímulo de prazer e por isso vamos ficando cada vez mais fissurados na tecnologia, procurando esses estímulos constantemente.

 

No entanto, isso pode funcionar como um vício. Os primeiros estímulos são mais intensos e sentimos uma grande descarga de prazer.

Mas, com a repetição desses estímulos, o prazer vai ficando cada vez menor e um número maior de estímulos é necessário para se atingir o mesmo resultado.

 

Qual é o resultado disso?

 

Vivemos em um presente superficial e dificilmente conseguimos grandes conquistas.

O uso das tecnologias é só um exemplo, mas esse mesmo comportamento pode justificar porque não conseguimos fazer uma dieta corretamente (o prazer de um alimento a curto prazo é maior do que se ter um corpo saudável a longo prazo), de não guardarmos dinheiro (o prazer de gastar é maior do que o de construir um patrimônio e se ter dinheiro para investir nos sonhos) ou até porque não estudamos para uma prova com antecedência.

 

Assim como no teste com as crianças, vejo que quem tem sucesso é quem tem essa visão de longo prazo e consegue atrasar as recompensas imediatas. Eu mesmo que sempre fui mais imediatista estou me mudando para alguém que busca resultados a longo prazo e, com isso, estou conquistando bem mais coisas!

 

Uma dica para isso é aprender a colocar as metas.

 

Se você ainda não colocou as metas do seu ano, vale a pena conferir esse artigo que escrevi: https://www.facebook.com/vetupeducacao/posts/923195907768982

Leave a Reply