Skip to main content

Quanto tempo você dedica à gestão da sua empresa?

 

Ter um negócio não é das tarefas mais simples. No Brasil, é mais complicado ainda. Burocracias com impostos, riscos de processos trabalhistas, além das tarefas básicas da administração. Como boa parte dessas tarefas é chata para nós, acabamos não dedicando o tempo necessário a elas, isso pode colocar nossas empresas em risco.

Por isso, deixo algumas recomendações para você organizar melhor seu papel de gestor e levar sua empresa à prosperidade!

 

1-ESTABELEÇA UMA ROTINA ADMINISTRATIVA

 

Tudo que tem um horário específico para ser feito tem mais chance de ser executado. Você pode fazer isso para o aspecto técnico (Ex: só opero as terças e quintas de manhã), mas também para a parte administrativa. Isso te ajudará a ser mais organizado e a não deixar de lado essa parte tão importante.

Na minha rotina, faço o planejamento financeiro toda segunda-feira de manhã. Foi o que funcionou para mim. Veja o horário que é mais adequado a você e siga religiosamente todas as semana!

As consultorias são de grande ajuda, caso você não consiga de forma alguma fazer o planejamento financeiro . Um profissional competente com a capacidade de te auxiliar na criação e elaboração de seus planejamentos é uma boa opção para que você consiga fazer uma melhor gestão da sua clínica.

 

2- FECHE A AGENDA DURANTE SEU TRABALHO ADMINISTRATIVO

 

Para render mais, você precisa estar realmente focado na hora de fazer a gestão. E não vai funcionar muito bem se a recepcionista te interromper a cada 5 minutos, o telefone tocar, você ficar checando as notificações no celular e respondendo dúvidas de clientes.

Por isso, coloque UM AVISO DE QUE VOCÊ ESTÁ INDISPONÍVEL NAQUELE MOMENTO e está vestindo a camisa de gestor. Esse tempo não será só para trabalhar o financeiro, mas até mesmo para treinar a sua equipe, resolvendo conflitos e dando feedbacks aos seus colaboradores. Pode ter certeza que eles reagirão de uma forma muito positiva a isso. Experimente!

 

3- NÃO NEGLIGENCIE NEM TERCEIRIZE O CONTROLE DOS NÚMEROS

 

Um bom controle financeiro é como uma sequência de hemogramas de um paciente que se recupera de uma anemia grave. Sem ter uma forma específica de medir, não tem como saber como ele está evoluindo.

Assim sendo, montar bons relatórios financeiros te ajudarão a ver como está a saúde da sua empresa. Muitos veterinários empreendedores não conhecem seus números, mas ter esse controle é fundamental num mercado cada vez mais concorrido.

E isso precisa ser feito POR VOCÊ! Sim, números podem ser chatos e não é o que mais nos encanta. Mas, quando você perceber que o resultado financeiro da sua dedicação está acontecendo e está sobrando mais dinheiro para realizar seus projetos, vai ser bastante realizador!

Um recado final: o que nos motivou a escrever esse artigo foi ver que as clínicas veterinárias têm o potencial de serem bastante lucrativas! Um dos fatores que atrapalham isso se concretize é que, por não gostar tanto da gestão, acabamos não nos comprometendo tanto quanto devíamos com o NOSSO PAPEL DE GESTOR. Então, dedique-se mais a cuidar da administração da sua empresa e veja resultados incríveis acontecerem!

Leave a Reply