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Sua Clínica realmente NÃO dá lucro OU você que está olhando errado?

Você sabe analisar corretamente o lucro da sua empresa? Sente que não está alcançando o faturamento desejado? Neste post te mostraremos alguns erros que te levam a acreditar que a sua Clínica Veterinária não está rendendo.

 

A seguinte frase já passou pela sua cabeça: “Eu só trabalho e não vejo o saldo aumentando”? Isso é uma dificuldade de vários profissionais veterinários. O que muitos não sabem é que problemas no faturamento são multifatoriais, ou seja, dependem de outras áreas, qualidade do atendimento, gestão de equipe, ou até mesmo gestão financeira adequada, entre outros, são todos esses e mais, itens que vão ser importantes para decidir os resultados da lucratividade do seu negócio.

 

O grande erro de muitos veterinários gestores é achar que o lucro não existe na sua empresa, quando na verdade, o problema é que o mesmo tem dificuldades em analisar seu lucro. Hoje, iremos apresentar para você 8 causas do porquê você não enxerga o lucro da sua empresa.

 

  1. Falta de controle financeiro fidedignos;

Quanto tempo por semana você dedica à gestão financeira da sua empresa? Por mais que realizar a transição de veterinário para gestor ou até mesmo dedicar o tempo adequado para esta tarefa seja complicado, ela se faz necessária, uma vez que, uma gestão falha pode acabar trazendo resultados negativos para a sua empresa. Caso você não possa ser este gestor, é recomendável que uma pessoa de extrema confiança assuma este cargo para que a segurança do seu negócio não seja comprometida. 

 

        2. Gastar sem pensar;

Um erro muito comum que alguns profissionais veterinários acabam cometendo é o gasto compulsivo, principalmente com fornecedores. O cuidado deve ser redobrado quando se trata destes assuntos, que no geral passam de forma despercebida, mas podem ser os maiores causadores da falta de lucratividade. Por isso, mantenha seu estoque organizado e, antes de comprar, analise se aquilo é realmente fundamental ou se é só um impulso e estamos “caindo na conversa” do vendedor.

 

         3. Roubo de funcionários;

Este é um tópico um pouco frágil de se comentar, mas se faz necessário, uma vez que é o seu faturamento em jogo. Já ouvi relatos de roubo de caixa vindo de funcionários, por isso, um cuidado redobrado deve ser colocado nesta posição. Sempre ponha pessoas de extrema confiança neste cargo e verifique frequentemente as notas e o caixa para evitar possíveis problemas.

 

         4. Precificação inadequada;

Precificar serviços e produtos não é uma tarefa fácil e demanda experiência, pois a precificação errada pode gerar prejuízos na sua empresa, pois um produto/serviço muito abaixo do preço ideal pode ser prejudicial para a lucratividade e um valor muito acima pode repelir clientes. Mas nós podemos te ajudar com isso, desenvolvemos um ebook de precificação para que as suas dificuldades com a precificação se extingam e uma planilha para te ajudar na hora de precificar os seus produtos/serviços da melhor forma para você! 

 

         5. “Roubo” de sócios;

Ao mesmo tempo que muitos veterinários não se pagam o suficiente, existem profissionais que se pagam em excesso, e é a isso que nos referimos quando falamos em “roubo”. É preciso existir um equilíbrio entre as suas retiradas e a capacidade de gerar faturamento da empresa. Percebemos que muitas vezes o padrão de vida pessoal dos sócios não consegue ser mantido pelas vendas da empresa, então é preciso repensar esse equilíbrio.

 

        6. Reinvestimento eterno;

O problema deste tópico pode ser que não seja entendido por muitas pessoas, já que estamos falando do “excesso de qualidade”, onde a clínica está sempre em constante melhora, reforma atrás de reforma, equipamentos novos a cada semestre. Vale a reflexão, será que este excesso é extremamente necessário ou esta verba poderia ser colocada em outra ocasião?! Claro que o cuidado com a estrutura e qualidade dos equipamentos é muito importante, no entanto devemos cuidar para que isto não seja um problema, como vamos ver no próximo tópico.

 

        7. Faturamento abaixo da estrutura;

Puxando do tópico anterior, um cuidado deve ser tomado na hora de sempre melhorar e reformar o estabelecimento, pois uma hora o gasto pode acabar se tornando maior do que o faturamento, os resultados mensais não são algo que podemos prever com 100% de clareza. Por isso, muita atenção na quantidade de reformas e melhorias realizadas por vez.

 

       8. Desequilíbrio de fluxo de caixa;

Em geral, demoramos mais para receber dos clientes do que pagamos os nossos fornecedores. Ou seja, você faz uma venda parcelada e vai receber ao longo de vários meses (isso sem contar o problema da inadimplência). Para o pagamento de fornecedores, salários e comissões não costumam ser assim. Tudo isso faz com que você até venda, mas não veja o dinheiro sobrar. Então, você precisa ficar atento às formas de parcelamento e controlar os inadimplentes, bem como evitar muitas compras parceladas.

 

Todas essas dicas têm o objetivo de ajudar a uma reflexão sobre o seu negócio para que ele se torne mais lucrativo. Agora é analisar tudo isso na prática e promover as mudanças necessárias para que sobre mais dinheiro.

 

O tema deste artigo foi escolhido de forma estratégica, por ser um problema comum para muitas clínicas.  Caso esteja interessado em assistir um complemento deste conteúdo, acesse o nosso vídeo no Youtube que fala justamente sobre isso. Esse é um corte de uma das aulas da nossa plataforma de cursos.