A importância de preencher adequadamente o prontuário
Veja neste conteúdo tudo sobre a importância do laudo e do prontuário corretamente.
Por Luis Armando Mistura, especialista em direito veterinário
Semanalmente, a área de Orientação Jurídica da AmaisVet – Seguros Veterinários, recebe muitas dúvidas de Veterinários de todo o Brasil, alguns assuntos são relacionados a processos éticos ou processos civis. E é muito importante que a clínica e o Veterinário tenham o Laudo das Consultas e o Prontuário do animal, bem como, o Termos de Autorização de Procedimentos, que pode ser encontrado modelos no site do CRMV-SP, ou na Resolução 1071/2014 , pois esses documentos, cotem informações importantes para elaborar uma defesa. Verifiquei que não há uma padronização quanto a coleta e registro das informações.
(www.amaisvet.com.br)
Laudo de Consulta e Prontuário
Sobre o Laudo de Consulta e o Prontuário, fiz uma pesquisa sobre o tema, e usei como fonte uma das principais clínicas de Campinas, que é referência em sua área, e, segunda a Dra Tatiana Paula Fortunato, veterinária e proprietária da Pet Paixão Clínica Veterinária, o laudo de consulta, em geral, é realizado através de um programa de gerenciamento de dados, que pode ser comprado em empresa especializada. Conforme a Dra Tatiana, sua clínica tem como protocolo, realizar o cadastro do Animal, que consiste nas seguintes informações básicas; nome, raça, espécie, data de nascimento, sexo e ser for animal microchipado, o número do microchip. Em continuação ao atendimento, é realizado a Anamnese, onde o tutor deve informar qual a queixa principal. Seguindo, é realizado o exame físico baseado nessa informação. Se não houver uma queixa específica, é tratado como exame de rotina. Em ambos os casos é solicitado exames complementares. A partir dessas informações, teremos uma suspeita de diagnostico. Se necessário, até a realização.
Prescrição Médica Veterinária
dos exames, é feito uma prescrição médica. “Tudo isso, e em todas as consultas, é registrado no sistema”, reforça a Dra Tatiana. Numa ação Judicial ou representação no Conselho, essas informações são de extrema importância para que o advogado prepare uma defesa rebatendo cada ponto da reclamação, pois, contém os dias e a hora do atendimento, o que foi diagnosticado e discutido com o tutor, os exames solicitados, os resultados desses exames, qual a medicação prescrevida, qual o procedimento e tratamento que será aplicado. E importante, através do Termo de Autorização de Procedimento, pode se verificar o conhecimento e o consentimento do tutor quando aos riscos do procedimento que será
realizado.
Gostou? Veja nossos últimos 3 conteúdos do Blog:
10 dicas de marketing para Médicos e clínicas veterinárias
Como ter sucesso na carreira de Veterinário especialista!
Como ganhar dinheiro como Médico Veterinário