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Não divulgue sua clínica veterinária nas redes sociais!

Por Dr. Leandro Zaine, CRMV-SP 21.418, fundador da Vet Up

 

A HIERARQUIA DO MARKETING

 

Provavelmente você está lendo algo completamente diferente de tudo que se vê por aí. Todo mundo diz que você deve divulgar seu negócio para atrair mais clientes. De fato, isso é importante, mas existe uma hierarquia a ser seguida. O que trago aqui é uma visão muito prática como consultor e dono de empresa. Eu sei que empresas menores têm sérias limitações de tempo e dinheiro, por isso precisam escolher a ação mais certeira. É sobre isso que falaremos.

Antes de falarmos da divulgação em si, lembre-se que a casa precisa estar arrumada. Ou seja, você deve ter sua estrutura/equipe preparadas para encantar o cliente que chega à sua clínica. Sem isso, as ações de marketing podem ser um grande desperdício.

 

APAREÇA PARA QUEM ESTÁ PROCURANDO

 

   Esse é o ponto principal para nós que temos negócios físicos. A grande maioria de nós não faz vendas online, então precisamos, primeiramente, encarar a internet como uma grande “lista telefônica” que o cliente que está precisando de um serviço usa para nos encontrar.
   E como é feito isso? Através dos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo). Vejo muitas clínicas errando nisso! Elas postam fotos em redes sociais regularmente mas quando o cliente busca um serviço como o delas na cidade, ele não as encontra!
   Pare tudo e faça um teste agora. Abra um site de buscas e digite: “clínica veterinária Ribeirão Preto” (mude o nome para a sua cidade). A sua empresa aparece nos primeiros resultados? Quem está pagando anúncio para aparecer ali? Essa deve ser a sua primeira estratégia: aparecer para quem já sabe que precisa de um serviço como o seu!
   Muitas clínicas veterinárias nem tem um site! Então, você deve investir nisso, trabalhando em 3 aspectos: uma conta bem configurada no Google Meu Negócio, um site que apareça bem na busca orgânica (estude mais sobre SEO para entender) e também considerar anúncios patrocinados para a sua empresa aparecer para mais pessoas. Não é objetivo desse artigo falar detalhadamente como se fazer cada uma dessas coisas, mas destacar que é algo fundamental e você deve ter bons profissionais lhe assessorando nisso.
   E isso realmente funciona! Uma época eu resolvi fazer por conta própria anúncios para o site da Vet Up, mas não consegui delimitar bem o público-alvo. Resultado: meu telefone não parou de tocar com pessoas querendo atendimento veterinário! Dois aprendizados que tive: 1. o negócio realmente funciona. 2. conte com profissionais especializados para otimizar seus anúncios e não desperdiçar dinheiro (como eu fiz).

  É aqui que está a grande oportunidade! Como a maioria das clínicas veterinárias trabalha muito mal esse aspecto (especialmente em cidades menores), se você investir nisso aparecerá para muitos potenciais clientes que estão procurando um serviço como o seu.

 

REDES SOCIAIS COMO MANUTENÇÃO DE RELACIONAMENTOS

 

   “Então eu abandono completamente as redes sociais?”. Não! Tudo é uma questão de hierarquia, como eu expliquei antes. Se você fez um bom trabalho para aparecer nos mecanismos de busca, agora é momento de investir em redes sociais.
   Eu era bastante cético quanto à efetividade delas, Mas hoje, tenho aberto um pouco a minha visão (apesar de ainda questionar se existe quem realmente faça um trabalho que traga bons resultados e que seja conciliável com a nossa rotina veterinária – e que não faz vendas online).
   Falarei com mais detalhes sobre meus últimos aprendizados nos próximos posts, mas resumo dizendo que para se ter resultado precisamos fazer um trabalho realmente estruturado interligando os cadastros de clientes nas nossas clínicas, o monitoramento de quem visitou nosso site e as pessoas que interagiram nas nossas redes.
   Por enquanto, a impressão pessoal que eu tenho é que o maior benefício das redes é a manutenção dos contatos com a nossa base de clientes, para que eles saibam o que estamos fazendo, esse relacionamento fortaleça e eles nos indiquem. Outra breve impressão que tenho é que dificilmente conseguimos construir uma audiência engajada, por isso pagar por impulsionamentos para atingir um público dentro do nosso perfil ideal pode ser uma excelente alternativa (as ferramentas são muito boas nisso).

 

CONCLUSÃO

 

   Nunca podemos perder de vista que o objetivo do marketing é trazer mais clientes qualificados ao nosso negócio. Isso só faz sentido após termos uma boa estrutura interna para recepcionar esses clientes. A internet pode ajudar bastante na exposição da nossa marca, primeiramente nos mecanismos de busca e depois nas redes sociais.

 

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