Workshop de Marketing Digital Veterinário
agosto 29, 2017
O lucro é o mais importante?
setembro 19, 2017

O que o Veterinário deve ter em mente antes de colocar a sua marca nas redes sociais.

A rede social não só faz parte do nosso dia a dia, a rede social hoje permeia todas as nossas ações e muitas vezes são elas que gerenciam os conteúdos web que vamos consumir.

Elas surgiram e estreitaram a distância entre empresas e clientes, o que é muito bom para criar o relacionamento mas pode ser terrível, já que tanto o elogio quanto a crítica podem ser expostos e em uma velocidade difícil de se controlar.

Quer estar nas redes sociais? Então prepare-se bem para que essa seja uma ferramenta de crescimento e não geradora de crises.

 

Vejamos aqui alguns pontos importantes sobre essas incríveis ferramentas de RELACIONAMENTO antes de sair postando.

 

As principais redes sociais são desenvolvidas para uso PESSOAL e não PROFISSIONAL:

Esse é o primeiro ponto e é fundamental quando falamos em LINGUAGEM. As redes sociais foram criadas para pessoas e, de certa forma, as marcas estão ali sem serem convidadas. Então, é importante entrar no clima da plataforma em que estamos utilizando. Se estamos falando com alguém em seu momento de lazer, ou de entretenimento, a linguagem não precisa ser tão rebuscada, não é mesmo? Nos meios digitais a linguagem informal pode e deve ser usada, desde que sem exageros. Estamos querendo relacionamento com nosso cliente mas sempre prezando pela credibilidade dos nossos negócios. O equilíbrio entre o formal e o coloquial aqui é o caminho para transmitir o que queremos falar sem perdermos a imagem de confiança do nosso cliente que suamos tanto para conquistar. Quer postar um conteúdo bacana? Use um tom leve sempre. Vai responder um cliente que entrou em contato? Seja sempre cordial.

 

As redes sociais tem perfis diferentes, escolha aquelas em que seu público está

Você tem um conteúdo muito legal para divulgar e que replicar em todas as suas redes? Calma! Cada rede tem um perfil de uso e às vezes o que é muito bom para Facebook não é tão interessante assim para Instagram ou Linkedin. Veja abaixo alguns toques simples sobre o perfil de algumas das redes sociais mais acessadas nos dias de hoje .

 

Facebook:

O Facebook foi ano a ano desenvolvendo ferramentas para que as empresas pudessem usufruir dessa audiência incrível que ele possui. Nada melhor do que segmentar e conseguir mensurar quem é atingido pela nossa comunicação, não é mesmo? A questão é que, tem tanta gente no Facebook que seria humanamente impossível acompanhar o que TODOS estão postando ao mesmo tempo. Então, o Facebook foi criando ferramentas para filtrar o que cada um vê na sua timeline e foi desenvolvendo estratégias para diminuir o alcance do que postamos. Portanto, é bom fugir um pouco daquela chatice de textões ou publicações de anúncios clássicos, como aqueles de jornais e revistas. Dê preferência a conteúdos com mais imagens e pouco texto e procure variar o conteúdo. Ninguém gosta de seguir quem sempre fala a mesma coisa e da mesma forma.

 

Instagram:

É a rede social onde tudo é bonito. Aqui uma imagem vale mais que mil palavras, então, nada de texto, aqui o negócio é dar destaque para uma boa foto! Guarde o texto para a legenda! Outra dica importante é que o Instagram é bom para conteúdos que chamamos de “quentes”, aqueles que acabaram de acontecer. Como ele não permite o uso de links capriche nas hashtags, que são o caminho para que sua postagem seja localizada.

 

Linkedin:

Você costuma escrever artigos? Tem uma veia acadêmica? Essa rede é a rede social profissional! O Linkedin abre espaço para colocarmos nossas ideias na rede, então se tem um bom artigo e quer divulgar coloque essa rede entre as suas preferidas. E não esqueça da linguagem, aqui estamos falando com profissionais, então pode gastar todo seu português!

 

Twitter:

O Twitter já viveu tempos gloriosos, mas hoje, especialmente no Brasil, está mais voltado para quem quer acompanhar as novidades em tempo real. Essa rede só é sugerida para quem tem tempo de monitorar e bastante conteúdo quente para movimenta-la.

 

Tenha uma identidade visual

A identidade visual serve para que o seu cliente veja você no meio da multidão. Um padrão de cores, inserir a logo, trabalhar sempre com o mesmo filtro nas fotos. Destaque-se no meio da multidão com uma imagem da sua marca que seja identificada facilmente por aqueles que já te conhecem.

Lembre-se da dica para a vida: Menos é mais. Layouts cleans são mais agradáveis e excesso de informação além de deixar poluído, ainda tira o foco daquilo que queremos comunicar.

 

Dedicação é fundamental

A rede social é um canal aberto, em que sua empresa pode receber tanto elogios quanto críticas. Tenha em mente que você precisa estar sempre ligado nas interações, para responder com agilidade e evitar problemas com aquele cliente insatisfeito que deixou uma avaliação muito triste na sua página.

Mas não fique triste. Avaliações negativas existem em todas as empresas, até naquelas que são consideradas as melhores do mercado. Recebeu uma avaliação negativa? Respire, levante as informações do atendimento e procure dar uma resposta cortes mostrando que você se importa com a opinião do seu cliente, afinal, são as críticas que fazem com que nossa empresa melhore processos e cresça cada vez mais!

 

Texto de Aletheya Sério

Jornalista, Especializada em Marketing Digital para negócios veterinários e estará ministrando o Workshop de Marketing Digital dia 07/10/2017 das 8h às 18h em Ribeirão preto.

Saiba mais clicando na foto abaixo

INSCREVA-SE PARA RECEBER OS NOVOS POSTS!

Interessou-se pelo tema?

Oferecemos regularmente cursos e workshops sobre este e outros temas, sempre especialmente elaborados para o público veterinário. 

Comente aqui com a gente o que achou do post!

Comentário